CONAE 2022 - INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: COMPROMISSO COM O FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

DURAÇÃO: 30h
INSTIUIÇÃO: SEME - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INSTRUÇÕES DE INSCRIÇÃO:

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Objetivo

A CONAE É UMA CONFERÊNCIA NACIONAL QUE OCORRE DE 4 EM 4 ANOS, QUE VISA BUSCAR MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO, DIALOGANDO DIRETAMENTE COM OS FÓRUNS ESTADUAIS E MUNICIPAIS E OS ENTES FEDERADOS. E ASSIM SOORETAMA REALIZARÁ SUA 4ª CONAE - CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, BUSCANDO SEMPRE MELHORIAS NA EDUCAÇÃO SOORETAMENSE.

Sobre o curso

  • Eixo 1. O PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas


I.     Evolução das Políticas Educacionais de 2018 a 2022 – Avaliação da evolução das Políticas Públicas, no âmbito da Educação, desde a realização da última CONAE (2018) até 2022.

III. O PNE 2024-2034 e a valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
IV.  O PNE 2024-2034 e a Inclusão: acessibilidade, direitos humanos e ambientais, justiça social, políticas de cotas, educação especial e diversidade.
V.    O PNE 2024-2034 e a equidade: democratização do acesso, permanência, aprendizagem, e gestão do fluxo escolar. 
VI.  O PNE 2024-2034 e a qualidade: avaliação e regulação das políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
VIII. O PNE 2024-2034: os limites e necessidades impostos por crises que impactem a escola: educação em tempos de pandemia.
IX.  O PNE 2024-2034: desenvolvimento da educação profissional e tecnológica.


  • Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação 

I.    O PNE 2024 – 2034 na definição de uma escola para o futuro que assegure o acesso a inovação, tecnologias, oferta de educação aberta e a distância.

II.   O PNE 2024 – 2034 na organização e construção de uma escola para o futuro: garantia de referenciais curriculares, práticas pedagógicas, formação de professores e infraestrutura física e tecnológica que permita a ampliação da conectividade, o acesso integral à internet e a dispositivos computacionais.


 

  • EIXO 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção

I. O PNE 2024 – 2034 na articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da educação.

II. O PNE 2024 – 2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

III. O PNE 2024 – 2034 e o financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.