Clique em inscreva-se, realize o login ou cadastre-se. Na aba painel de inscrição, escolha o curso de seu interesse, e participe.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA DOCENTES
O curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” tem como objetivo geral a formação de professoras de Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.
| Caderno 1: Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender |
| Unidade 1: Docência e formação cultural |
| Unidade 2: Docência na Educação Infantil: contextos e práticas |
| Unidade 3: Leitura literária entre professoras e crianças |
| Caderno 2: Ser criança na Educação Infantil: infância e linguagem |
| Unidade 1: Infância e linguagem |
| Unidade 2: Infância e cultura |
| Unidade 3: Desenvolvimento cultural da criança |
| Caderno 3: Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações |
| Unidade 1: Criança e cultura escrita |
| Unidade 2: Linguagem oral e linguagem escrita: concepções e inter-relações |
| Unidade 3: Criança, linguagem oral e linguagem escrita: modos de apropriação |
| Caderno 4: Bebês como leitores e autores |
| Unidade 1: Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso |
| Unidade 2: Bebês: interações e linguagem |
| Unidade 3: Brincar, cantar, narrar: os bebês como autores |
| Caderno 5: Crianças como leitoras e autoras |
| Unidade 1: Leitura e escrita na Educação Infantil: concepções e suas implicações pedagógicas |
| Unidade 2: As crianças e as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
| Unidade 3: As crianças e os livros |
| Caderno 6: Currículo e linguagem na Educação Infantil |
| Unidade 1: Currículo e Educação Infantil |
| Unidade 2: Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na Educação Infantil |
| Unidade 3: Avaliação e Educação Infantil |
| Caderno 7: Livros infantis: acervos, espaços e mediações |
| Unidade 1: Livros infantis: critérios de seleção – as contribuições do PNBE |
| Unidade 2: E os livros do PNBE chegaram…: situações, projetos e atividades de leitura |
| Unidade 3: Os espaços do livro nas instituições de Educação Infantil |
| Caderno 8: Diálogo com as famílias: a leitura dentro e fora da escola |
| Unidade 1: Aprender a ler e a escrever: as expectativas das famílias e da escola |
| Unidade 2: Literatura e famílias: interações possíveis na Educação Infantil |
| Unidade 3: Leitura e escrita: conquistas e desafios para a formação continuada |
| Encarte para as famílias: Conta de novo?! As famílias e a formação literária do pequeno leitor |