Clique em inscreva-se, realize o login ou cadastre-se. Na aba painel de inscrição, escolha o curso de seu interesse, e participe.
A Formação de Matemática visa:
Possibilitar a apropriação das perspectivas didáticas metodológicas do caderno complementar de Matemática do 4º ano subsidiando a práxis docente;
Promover as diversas possibilidades de práticas pedagógicas que compreendem as habilidades matemáticas do Currículo do Espírito Santo para o 4º ano do ensino fundamental;
Fortalecer a implementação do Currículo do Espírito Santo tendo em vista a equidade no processo de ensino aprendizagem da matemática no território capixaba.
1º Encontro - Planejamento, avaliação da aprendizagem e intervenção pedagógica no ensino da Matemática.
Objetivo: Compreender a importância do planejamento e da intencionalidade pedagógica como elementos essenciais no ensino da Matemática, tomando como ponto de partida a avaliação nas perspectivas diagnóstica, processual e formativa.
2º Encontro - Materiais Manipulativos no ensino-aprendizagem da Matemática.
Objetivo - Compreender o uso do Material Manipulativo como elemento potencializador da aprendizagem de conceitos de Matemática.
3º Encontro - Habilidades de Matemática do 4º ano: elaborando atividades a partir de aspectos essenciais.
Objetivo - Compreender os aspectos mais relevantes das habilidades de Matemática previstas para o 4º ano, em especial no desenvolvimento do 2º trimestre do Caderno de Matemática do Paes, a fim de contemplá-los na elaboração de atividades.
4º Encontro - Materiais estruturados e não estruturados: caminhos possíveis para o processo ensino aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Compartilhamento de Práticas Exitosas.
Objetivo - Entender os conceitos em torno dos materiais estruturados e não estruturados e como são utilizados no processo de ensino aprendizagem para o desenvolvimento das habilidades de Matemática previstas para o 4º ano.